anqm@anqm.com.br

(84) 3272-4320 | (84) 9974-5202

Ruy Terra: um dos pioneiros da raça

Homenageados de 2018


Ao lado de seus familiares, Ruy Terra foi homenageado pela ABCZ em maio de 2017

Uma das personagens que serão homenageadas no 8º Hall da Fama, o criador Ruy Moraes Terra, titular do Haras Terra, em Presidente Prudente (SP), fez sua escolha pelo QM graças à King Ranch, a introdutora da raça Quarto de Milha no Brasil. Ele lembra que havia várias fazendas em sua região e ele acabou adquirindo dos funcionários da King Ranch éguas comuns, prenhas de QM. “Chamou-me a atenção a qualidade dos animais meio sangue pela docilidade, beleza, conformação e agilidade no serviço”, conta.


Eclipse Raj, um dos destaques do Haras RT, foi campeão Potro do Futuro de Conformação e de Corrida, em 1983

Ruy Terra tem vínculos com os cavalos desde sua infância. “Tive um cavalo que trabalhava puxando o carrinho, fazendo entregas no armazém do meu pai, na cidade de Itapetininga (SP). Tive outro também, que ganhei do irmão do meu cunhado, porque apartava diariamente para ele os bezerros das vacas de leite. Nessa época, eu estudava para professor e resolvi fazer também contabilidade. Foi com a venda desse cavalo que consegui pagar o curso. Depois de formado, fui trabalhar de professor substituto em Anhumas (SP), cidade próxima a Presidente Prudente. Logo em seguida, recebi um convite de um cunhado, que era um grande pecuarista da região, para fazer o serviço de contabilidade. Paralelo ao trabalho, comecei a arrendar pasto para engorda de bois, iniciando aí minha vida na agropecuária”.


Filipe Barbosa (esq.), representando a Fazenda Berrante, também prestou homenagem à Ruy Terra

O primeiro animal PO do Haras Terra foi o Uirapuru, nascido em 21/01/1965, filho de Caracolito, primeiro cavalo registrado no Brasil e neto do Wimpy, também o primeiro cavalo registrado nos Estados Unidos. “Quando adquiri o Uirapuru ele se chamava Jaú, mas como o nome já estava em uso na ABQM, eu o registrei com o nome da minha fazenda. Depois de muita insistência, consegui comprar juntamente com três amigos mais quatro animais na fazenda King Ranch, em 1968, antes da fundação da ABQM. E, para mim, ficou o Uirapuru”.


Em 1987, Astúrias Chicks RT também levou títulos na Conformação e na Corrida

Fazendo jus a sua posição de primeiro cavalo registrado do Haras Terra, o castanho Uirapuru foi campeão de Conformação na Exposição de Presidente Prudente. Ao longo dos anos, muitos animais de propriedade de Ruy Terra se destacaram nas modalidades da raça, como Eclipse Raj (AAAT) no Potro do Futuro de 1983. Ele foi o único animal nacional a vencer o Futurity de Conformação e o de Corrida na mesma temporada. Foi também recordista dos 402 metros em Ribeirão Preto (SP). Para citar alguns animais importantes de sua criação, temos Poco Bueno RT – campeão Potro Futuro de Laço 1984; Abrigo Chicks RT - filho de Eclipse Raj – campeão Potro Futuro de Conformação 1985 e do Nacional 1987; Egoísta Chicks RT - filha de Eclipse Raj, recordista dos 503 metros em Carazinho (RS), no 1º GP José Nicolau Pinfildi; Astúrias Chicks RT – campeã de Conformação 1987 e de Corrida; Lapidado Cluoosa RT – campeão de Conformação Expo Prudente 1995 e 2º lugar, no mesmo ano, no Campeonato Nacional; Carlota Beedee RT - 103 pontos pela ABQM, sendo Registros de Mérito Superior de Três Tambores (aberta e Jovem) e campeã do Congresso Brasileiro 2015 (Jovem B Principiante) e em várias outras provas.


O atual e moderno complexo do Haras Terra

Ruy Moraes Terra foi o primeiro presidente do Rancho QM, localizado em Presidente Prudente. Foi ele o responsável pela elaboração do 1º Estatuto e também do tattersall onde foram feitos os primeiros leilões. Com apenas 14 sócios, fez a sede, inclusive a planta, dispondo de capital próprio para as construções. Posteriormente, quando mais sócios foram agregados, foi ressarcido, aderindo assim ao intuito de conseguir a perpetuação do Rancho. A compra da área do Rancho, de 10,5 alqueires, foi feita por ele, Miguel Medeiros e Jair Ferreira de Medeiros. Após a compra, organizou a declaração do INCRA para que fosse possível receber a escritura definitiva. Organizou a construção das primeiras cocheiras e a arena coberta, que é a maior da América Latina e que, em sua homenagem, recebeu o seu nome. 

Mais notícias