Carregando...

anqm@anqm.com.br

(84) 3272-4320 | (84) 9974-5202

Começou o evento do Laço Comprido no Mato Grosso do Sul

A capital do Estado, Campo Grande, sedia até domingo, 5 de agosto, o 13º Potro do Futuro e Campeonato Nacional da modalidade

O Parque do Peão CLC (Circuito do Laço Comprido) ou “Coliseu” do Laço Comprido, como é conhecido o local - por abrigar a maior pista coberta da modalidade na região - é o anfitrião do evento que iniciou hoje, 2 de agosto, em Campo Grande (MS), e vai até domingo, dia 5.

Desta quinta-feira até o sábado estão sendo realizadas as provas classificatórias do 13º Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM. Segundo Herbert Medeiros do Departamento de Esportes da ABQM, foram registradas até agora 372 inscrições, englobando provas técnicas e de ‘Boi Laçado’. São 86 competidores e 174 animais em disputa.

A tradicional modalidade de Laço Comprido movimenta toda a região com a realização de encontros e eventos no parque. As provas são responsáveis pela valorização e crescimento da raça, aquecendo o mercado do cavalo QM no Mato Grosso do Sul. Cerca de 150 eventos são realizados todos os anos no Estado, gerando um grande impacto financeiro na economia local.

De acordo com levantamento da Associação, considerada atualmente a maior entidade de raça equina da América Latina, o plantel nacional do Quarto de Milha é de 560 mil animais. Na região Centro-Oeste, o MS lidera na criação da raça. O Estado aparece na 4ª posição, com um plantel de 31 mil animais registrados no Stud Book.

Os eventos da ABQM são importantes vitrines para a raça. “Com o crescimento de proprietários, criadores e associados no Mato Grosso do Sul, deixamos de ser compradores de genética do Quarto de Milha e passamos a ser fornecedores de destacados exemplares para outras regiões do país”, enfatiza Igor Goudard Viana, presidente do MSQM – Núcleo Sul-Mato-Grossense do QM. Atualmente, o Estado possui 4,3 mil proprietários, 2 mil criadores e 1,2 mil associados à ABQM.

Em breve, mais informações sobre o evento neste site e nas nossas mídias sociais.

Por Mara Iasi (Direto de Campo Grande/MS)

Fotos: Roberto Mattos

Mais noticias