Carregando...

anqm@anqm.com.br

(84) 3272-4320 | (84) 9974-5202

ABQM e NSQM em forte sintonia

Os presidentes da ABQM e Núcleo Sul Quarto de Milha aproveitam o encontro para confirmar o desenvolvimento da raça no Estado do RS

 

 

O presidente da ABQM, Cicinho Varejão, marcou presença no 11º Congresso Brasileiro de Laço Comprido, que está sendo realizado durante a 41º Expointer, em Esteio (RS), e falou de suas impressões sobre o evento. “Não conhecia a Expointer, mas a exposição é realmente o que eu imaginava, um grande evento, muito bem organizado, com pessoas apaixonadas pelo cavalo e pelo agronegócio. Minha impressão foi a melhor possível”, disse.

Sobre a qualidade dos animais e a representatividade da raça QM no Rio Grande do Sul, Cicinho comentou: “A equinocultura está envolvida no agronegócio. Não existe boi sem cavalo e nem cavalo sem boi. Estão todos de parabéns pela organização desse Congresso, que conta com muitas inscrições, com uma tropa boa e bonita, ótima morfologia e pedigrees bem especiais. É visível a evolução do Quarto de Milha por aqui e a nossa raça está sendo muito bem difundida nesse Estado maravilhoso, que é o do Rio Grande do Sul.”

Tocando ainda num outro ponto importante, o presidente da ABQM ressaltou: “Gaúcho é um povo muito tradicional e que ama realmente o agronegócio. Isso é muito bom e bastante importante, pois o cavalo está perfeitamente inserido nesse contexto. Esse fato muito nos orgulha, porque não é fácil colocar uma raça dentro de um Estado em que as pessoas têm o cavalo Crioulo em um patamar muito especial; é uma raça onde a criação é muito tradicional aqui e o Quarto de Milha está conquistando, também, com particular atenção o seu espaço. Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos e parabenizar o presidente do NSQM - Núcleo Sul Quarto de Milha -, Adão Tessmann, pelo trabalho muito bem estruturado que tem feito no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com seus antecessores e o pessoal dos outros núcleos da raça. Acredito que para o cavalo crescer, os núcleos têm de existir e não é só a ABQM. Assim, eles estão desempenhando muito bem o papel por aqui e estão de parabéns”, completou Cicinho.

Já o presidente do NSQM, Adão Jorge Tessmann, em sua segunda gestão, fez seus comentários sobre o evento e a caminhada do Quarto de Milha no Estado. “Esse é um evento muito especial para mim e eu falo de coração que me apeguei a essa raça que começou aqui ‘como um estranho no ninho’. Como o nosso presidente disse, o Crioulo tem muita força, e por isso me liguei ainda mais ao Quarto de Milha. Sinto-me honrado em ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento da raça e ter chegado aonde chegou aqui no Rio Grande do Sul. Tenho orgulho disso, pois é uma luta grande, mas que é gostosa e no final recompensadora. Estamos vivenciando um fim de semana especial e ao mesmo tempo típico do Rio Grande do Sul, e mesmo com uma chuva forte a gente conseguiu trazer as pessoas, os competidores do Brasil inteiro. Estão aqui cavalos lindos, vários criadores, competidores e profissionais bastante empenhados. Prezo muito por isso. Quem viu um passado recente e vê hoje como está, só tem motivo para sentir orgulho. Esse final de semana ficou ainda mais especial porque eu estou recebendo um presidente que não conhecia o Rio Grande do Sul e chegou aqui também de coração aberto, querendo olhar por nós. Ele está trazendo luz ao evento. Ele me pareceu muito - no nosso linguajar -, um homem ‘campeiro’, um homem que sabe o que é um cavalo, um boi, um tempo ruim e está nos dando uma abertura. Quero dizer que, da mesma maneira que agi nos últimos anos, vou agir em relação ao que ele viu e sugeriu. Tudo isso me deixa muito contente e animado para trabalhar. A visita dele foi muito importante, assim como seu interesse nas nossas coisas mais simples, apertando a mão de todo mundo, chegando perto, indo lá ver a pista. Acredito que foi uma excelente oportunidade de unir forças para continuarmos a trabalhar com nossos interesses comuns”, finalizou Tessmann.

Texto: Abdalla Jorge Abib – direto de Esteio (com apoio na redação de Mara Iasi)

Foto: Jean Vasconcelos (assessoria de imprensa)

Mais noticias